sábado, 10 de outubro de 2009

Concha e Toro Reservadp Carmenere 2008





Noite. Casa dos amigos Guilherme e Vanessa (e para efeito de registro: os filhos filhotes Isabela e Leonardo... acompanhados de Fernanda e dos meus filhotes: Dimitri e Isadora)

Que surpresa agradavel e saudavel Ici! imediatamente após preencher minha taça e aproximar de meus sentidos do olfato ocorrera uma

explosão de cheiros... ma non tropo... contudo, e de fato, quao agradabile estes aromas frutados e ricos em madeira nao enjoativa... acompanhado de uma pizza à moda nordestina (carne de sol desfiada de forma sutil e nao abusiva; espelho da atmosfera da noite na casa dos resqueti fregonezi) mui agradavel.

Se eu tinha reservas quanto aos reservados, conforme lera e ouvira enoblogs afora, com este foi por terra... nao só aconselho como recomendo prová-lo e realizar uma avaliaçao saudavel, sem prejuizos ao juizo e ao coração.

PPN: 78...87

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VINHO TINTO FORTALEZA DO SEIVAL TEMPRANILLO 2007


Data da Avaliação: 18.09.2009

Em casa. Noite.
Taninos suaves e com a presença do álcool não abusiva o que, definitivamente, não dará alfinetadas nem arrepios no corpo (só se estiveres num baita jejum! E olha lá!). Equilibrado.

AROMAS de madeira; talvez frutados mas não em demasia; às vezes ares de curral só que bem distante e dificílimos de perceber - por certo a empolgação olfativa de um avaliador iniciante interferindo com imaginação! Não é tão frutado, mas mantém-se leve e saboroso na boca.

Foi degustado no ápice do “ideal para consumo” constante no contra-rótulo. No entanto, acredito que deva manter-se elegante em guarda por mais alguns anos. Quem se aventura a fazer este teste?

Após a primeira taça (ou primeira avaliação, como queira), este vinho foi acompanhado de queijo parmesão faixa azul em pequenos cubículos sobre sementes de girassol salgadinhas e tostadas; levados à boca no melhor estilo “fingerfood”. Um petisco não arisco e que hei de arriscar outras vezes com este ou outros bons tempranillos.

O que será que há de acontecer com este vinho se o colocarmos em guarda por mais 2 ou 3 anos? Valerá a pena realizar esta experiência de guarda? Se sim, compre um agora, guarde e aguarde a expectativa posta em guarida; do contrário, não será desperdício comprar mais uma garrafa e, na companhia de amigos, em um possível churrasco noturno ou até mesmo numa pizza de domingo, poderás servir e “curtir” mais umas deste tempranillo nacional.

PPN: 82...87