quinta-feira, 8 de julho de 2010

QUINTA DA NEVE CHARDONNAY 2008 – BRASIL


Produtor: Villa Francione Agronegócio S/A para Quinta da Neve Vinhos Finos
São Joaquim, Santa Catarina; Brasil.
13% teor alcoólico, -R$ 35...55 R$-
Prova: 23.05.2010

INTRÓITO: Untuoso ma non tropo! Após ler e rever diversos anúncios da ACAVITIS (Associação Catarinense de Vinhos Finos de Altitude) nas revistas especializadas em vinhos do Brasil e com uma certa curiosidade me rondando de há muito tempo, eis que finalmente está provado e aprovado um vinho fino de Santa Catarina, especificamente de São Joaquim. Um vinho fino de altitude. Que possamos subir até os píncaros deste e compreendê-lo! Vamos ao vinho...

COPO/COR: Fulgurantes tons de dourado claro; palha cristalina e brilhante. Sem expressividade de lágrimas na taça. Halo e olho que parecem nos comunicar potencialidades de guarda moderada.

AROMAS: Cítrico com tendências nítidas para a lima, limão e talvez laranjas verdes. Notas rápidas de Maça Verde.

INTERMEZZO: No site da QUINTA DA NEVE tem a ficha técnica deste e de outros. Vale ir!

BOCA: Boa acidez. Equilíbrio e uma feliz constatação dos aromas em boca. Será que teria um certo gosto “amanteigado”? Manteiga ou queijo de manteiga? Consistência de manteiga? Untuoso. Quase untuoso. Untuoso Ma non tropo.

PÓS-BOCA: Média persistência com excelente sensação pós-gole. Às vezes intrigante.

IMPRESSÃO ATLAN VITIS: Excelente impressão para este branco. Impressão esta tão boa que, apesar de não ter dado um PPN com uma margem de altitudes elevadas, certamente procurarei provar outros desta região, como os tintos e até um Pinot Noir de lá que dizem ser muito bom. No mais, fiquei com vontade de repetir a prova deste; em especial para tirar a limpo essa tal de untuosidade em par com a boa acidez apresentada.

Em tempo: O Atlan Vitis arriscou na seguinte harmonização: Um filé de tilápias com molho de alcaparras e alho poro – Peixe à “Alcaporós”! Bem acompanhado de Arroz de Astronauta mais folhas de alface americano “Pedra de Fogo”. Vivas mais uma vez para a Chef Nanda.

PPN: 84...89

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    O IBRAVIN tem o prazer de convidá-lo para o lançamento do saca-rolhas, símbolo dos vinhos do Brasil, no dia 29 de julho. O evento, exclusivo para convidados, terá a presença dos Irmãos Campana, que irão apresentar o mais novo objeto de desejo assinado pela dupla.

    Precisamos do seu e-mail e endereço para enviarmos o convite eletrônico e físico. Peço que entre em contato conosco pelo e-mail eventos@textoassessoria.com.br ou pelo telefone 11 2198-1862.

    Sua presença será muito importante!

    Obrigada,
    Cristina Vedovato
    Texto Assessoria de Comunicações

    ResponderExcluir
  2. Amigo Daniel

    Posto aqui o que queria realmente e lucidamente
    (sem efeitos de taninos mil ou talvez com sentimentos de taninos mil aflorados) postar não só em relação ao Blog mas também ao Blogueiro e enofilo em questâo.

    Não é possivel entender a vida sem estar nela, nem tentar entende-la apenas estanto, assim são os vinhos como a vida é preciso provar e entender para isso não só tecnicamente precisamos estar preparados mas também emocionalmente e porque não taninamente (um novo verbete).O vinho é essencial para a vida e deveria ser protegido e provido por lei.. kkkkkkk

    abraços

    Parabens pelo blog
    Guilherme

    ResponderExcluir