sábado, 1 de maio de 2010

#CBE VILLA ROMANU 2008 #CBE



#CBE VILLA ROMANU 2008 #CBE
Vinho Regional Alentejano 2008 – Herdade do Perdigão
Castas: Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon
13% teor alcoólico; R$35...55R$ Data da prova: 24/04/2010

INTRÓITO: 41º vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs - #CBE cuja indicação do confrade xará Daniel Perches do blog http://www.vinhosdecorte.com.br/ versa sobre um vinho de corte tríplice, com livre escolha para qualquer país, safra e vinícola.

Quanto a esta escolha do Atlan Vitis, o Villa Romanu com o corte tríplice acima citado – vide castas no cabeçalho – foi fruto de inspiração com observação da Herdade do Perdigão e que, por fim, gerou uma homenagem à aspectos históricos e honrosos da viticultura portuguesa.

O nome está ligado à paisagem próxima de Monforte, local que ainda preserva antigas ruínas romanas e que, por sua vez, apresenta-se como um patrimônio arquitetônico que testemunhou a saída de tempos em tempos dos “Vinhos dos Papas”. Produzido ali, nas faldas da Serra de S. Mamede, o vinho ia para o Vaticano, onde era degustado nas ocasiões solenes. Vamos ao vinho...

COPO/COR: Vermelho Perspicaz. Corpo vínico a formar nas paredes da taça medianas lágrimas;
AROMAS: Casca de Jambo liquidificado com algo etílico. Será? Frutinhas vermelhas e um leve e discreto carvalho, madeira sutil. Têm um quê de tostado não identificado. Seria “morangos tostados”?

INTERMEZZO: Parece até que há um olhar enológico do mestre Paulo Laureano para este Villa Romanu. Será?

BOCA: Macio e divino; Equilibrado e atraente para a própria boca. Taninos a demonstrar força e ao mesmo tempo um certo “macio” eqüidistante;

PÓS-BOCA: Final agradável com longínquas filigranas do álcool a arrebatar em sensações tintas. Boas uvas. Bom corte tríplice.

IMPRESSÃO ATLAN VITIS: Um vinho honesto e moderno. Sério e companheiro;

Em tempo: Este 41º vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs embarcou numa aventura gastronômica com presença dos meus filhos. Espia só o cardápio – mui bem capitaneado pela amada mão materna, Chef Nanda: Carne de Panela, Arroz de Astronauta e Couve Mineira. (Arroz de Astronauta: arroz branco + Kinua);

PPN: 85...89

Um comentário:

  1. Confrade, pelo texto deu vontade de experimentar. Se tiver mesmo o "olhar enológico" do Paulo Laureano trata-se de um vinho muito bom.

    Saúde!

    VPT

    ResponderExcluir