sábado, 21 de novembro de 2009

VINHO TINTO REAL LAVRADOR 2007


Vinho Regional Alentejano – Portugal
12%Vol
Data: 19.11.2009

Vou transcrever as informações do contra-rótulo para depois rebater com minhas observações.
“O Real Lavrador é um vinho resultante da vinificação tradicional de curtimenta de uvas predominantemente da casta Castelão. Apresenta cor rubi, aroma e frutos vermelhos, sabor suave e equilibrado.”
Este Vinho é produzido pela Adega Cooperativa de Redondo e deve ocupar, numa pirâmide de qualidade, um posto certamente não destacado ou muito distante de uma qualidade “Premium”. Será que existem outros vinhos de cooperativa portuguesa, como esta, em que fazem vinhos de excelência?
Na taça visualizei uma coloração rubi mesclado com uma leve cor tijolo marrom; aroma frutado, com um misto de mentolado querendo fazer-se presente em conjunto com uma madeira bem agradável, mas talvez sem força para tal. Retrogosto com um pouco de amargor. Não achei o sabor suave e nem equilibrado, mas também não é desastroso.
Curiosidade: é um bom vinho para a minha querida avó Nom (83anos) colocar adoçante e se deliciar, assim como comumente ela o faz com seus vinhos. Até porque este me custou apenas R$ 14,90 no Nordestão.
PPN: 72...78
NOTA: Talvez 75 ou 76 ou seja: entre um elogio de “bom” e uma alcunha de vinho “médio”, mediano conforme queiram ou conforme lhe ditem os estado de espírito na hora da prova deste.
Em tempo: ainda assim terei coragem para experimentar as safras 2008 e ou 2009. será que valerá a pena?

Um comentário:

  1. Comprei hoje um 2009. Para um vinho que me custou R$ 12,00 acho que ele é bastante honesto. Serve como uma opção para o dia a dia.

    Sua descrição é boa para o vinho. Só não senti o amargor que você descreveu.

    Um abraço, José Antonio

    P.S.: Sua avó coloca adoçante nos vinhos? Açúcar eu já vi, mas adoçante é novidade, hehehe.

    ResponderExcluir