terça-feira, 1 de junho de 2010

#CBE RIO SOL ESPUMANTE ROSÉ 2008 – BRASIL #CBE



RIO SOL ROSÉ 2008 – BRASIL #CBE
Vinícola Santa Maria S.A. – VINIBRASIL
Fazenda Planaltino, Lagoa Grande, Pernambuco
12% teor alcoólico; - R$ ? R$ - Prova: 15.02.2010

INTRÓITO: 42º Vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs. Desta vez um espumante do vale do Rio São Francisco. Sugestão da Fabiana Andrade - vimvinhovenci -
O Atlan Vitis resgatou anotações do Carnaval – uma das últimas que, por sinal, restavam vir à baila neste blog – e aproveitou o ensejo desta crescente e prestimosa Confraria para postar. Ignorem, por favor, a falta de maiores detalhes. Não foi uma degustação programada e sim uma prova típica de carnaval: sem preocupações maiores a não ser com a alegria vivida – em família, como no caso Atlan Vitis.

COPO/COR: Perlage mediana num copo a suar gelo. Cor numa mescla entre o rosa de pétalas de rosas rosinhas mesmo e algum xarope antitussígeno da década de 80. Certamente outros matizes existiram. Porém, um delicioso peixe frito em pleno Carnaval me aguardava ou me distraía.

AROMAS: Se tinha frutados, frutinhas vermelhas isso ou aquilo não me lembro. Apenas transcrevo o que de fato registrei na hora: Goiabas, goiabas e muito cheiro de goiabas!!! Compotas de goiaba. Goiabada. Chico Bento a roubar as mais deliciosas goiabas do Nhô Lau!

INTERMEZZO: A partir daí as anotações do bloco Atlan Vitis cessaram. Um delicioso almoço de Carnaval estava servido.

BOCA: (...) o Atlan Vitis ficará devendo;

PÓS-BOCA: (...) forçando um pouco lembranças da degustação deste espumante teremos: um vinho espumante agradável em boca e com persistência leve. Ah! Mas só me vêm em mente as benditas goiabas...

IMPRESSÃO ATLAN VITIS: Em resumo para um supra sumo do resumo, relato: um espumante com tipicidade de um Rio e de um Sol, mas completamente agraciado por ares de goiaba brasileira. Brasileiríssima. Não estranhem. É vero mesmo! Até hoje me lembro do aroma forte de goiaba. Impressionante. Ou terá sido o carnaval? Será?

Em tempo: Não houve exageros etílicos e vínicos neste Carnaval 2010 a ponto de causar e atiçar nossas mentes com goiabas. Talvez aquele Paulo Laureano branco - espia só! - degustado com mais 2 casais tenha aberto as porteiras de um rio São Francisco repleto de tendências para a goiaba. Que não me deixem mentir os amigos que provaram este espumante. Me ajudem e manisfestem-se caso leiam este post. Vou cobrar hein!?
Sim! E quem foi que levou este espumante para a casa da Dona Nom, na Redinha?

PPN: 78...87

3 comentários:

  1. Impagáveis as goiabas do Nho Lau! Vou até provar de novo este Rio Sol pra procurá-las! =)

    Post divertidíssimo!

    Um abraço,

    Alexandre
    http://etilicasnotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    A foto do post lá no Vim Vinho Venci é genérica, busquei da web porque quando me lembrei que precisaria de uma imagem para a resenha já tinha destroçado a garrafa ehehehe... A minha garrafa era igual à sua. Inclusive com o espumante cor de antitussígeno!!! Mas a parte das goiabas foi novidade pra mim... será que você não foi transportado pra alguma lembrança de sua infância? :)

    Grande abraços!

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  3. Daniel
    Este espumante delicioso degustado à brisa do mar na esplendorosa vista da redinha na casa da estimada dona Nom foi levado por nós entre outros que tomamos la.
    Abraços
    Guilherme

    ResponderExcluir