domingo, 1 de novembro de 2009

MONTADO 2008 - JMF


VINHO TINTO PORTUGUÊS
JOSÉ MARIA FONSECA - MONTADO 2008
CASTAS ARAGONEZ E TRINCADEIRA


Data da Avaliação: 30.10.2009

Noite. De um Mirante da Barreira do Inferno no limiar entre Natal e Parnamirim.

Esquecendo os típicos aromas etílicos, apresenta-se neste jovial vinho alentejano um buquê frutado e enigmático; há também outros frutados, suaves e tranqüilos, não decifráveis, que inundam-nos nossos receptores do olfato. Ares agradabilíssimos.

Já na boca uma quase semi decepção – se é que posso valer-me deste criar de expressão!!! Porém, não gostaria aqui, brevemente, fazer ruir este vinho. Nem tampouco desmontar o “Montado”. Ao contrário, pois o percebo integro, jovem e equilibrado. Minhas memórias, com mais de mil e um repasses de informações advindas das minhas papilas gustativas, agradecem este vinho elaborado com uvas que jamais houvera provado: Aragonez e Trincadeira. Creio realmente ser um viti debut consciente da minha memória tri-decana. Talvez uma pontada de acidez tenha me inspirado a criar este louco “quase semi decepção”.

Ainda assim, sem delongas, considero este Montado um Bom vinho, mesmo provando-o sozinho no silêncio de uma casa recém abandonada pelo crepúsculo. E indo mais além, estou a intuir que este tinto português, na companhia mágica de amigos, no compartilhar das sensações infinitas da enogastronomia, certamente há de se transubstanciar em Muito Bom.

E enquanto não compartilho uma nova empreitada avaliativa deste bom vinho da Jose Maria Fonseca, fica aqui este registro solitário. Mas, parafraseando Milton Nascimento e ?, como o solidário não quer solidão, faço o convite para que outros além da vastidão da web e dos enoblogs possam degustar e aprovar este vinho regional alentejano, nem que seja como eu fiz, numa garrafinha de 375ml, custando-me R$11,00 no supermercado. E, diga-se de passagem: numa garrafinha capaz de agraciar-nos com um buquê levemente adocicado frutado, capaz de montar em nossas memórias os fortificados clássicos porto portugueses.

NOTA: 82 ou será: 85?

Um comentário:

  1. Olá, bem vindo ao Enoblogs. Sucesso.
    Abraço

    Paulo Queiroz do blog NOSSO VINHO

    http://nossovinho.com

    ResponderExcluir