segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

TRANSPOSIÇÃO DE RIO VIA VINHO


Vinho Rio Sol Vale do São Francisco – 2006
Cabernet Sauvignon e Syrah
13% 13/12/2009 R$ 9,98 (no Hiperbompreço) Nota: 78

INTRÓITO: A transposição do Rio São Francisco já pode ser sentida de há muito tempo... através dos vinhos por lá produzidos. E este Rio Sol é um dos expoentes. Vejamos...

COPO/COR: vermelho tijolo ou vermelho pálido. Não há mais a cor ruby intensa como anunciado no contra-rótulo;

AROMAS: Ares de terra molhada com frutos vermelhos maduros trazendo-nos lembranças rústicas do campo. O álcool está incrivelmente discreto - esperava uma alfinetada!

INTERMEZZO: gosto do casamento da letra “o” do rio com o sol... gerando um oito, um infinito, uma certa mística real para uma real mística dos vinhos. para tal vide sitio: http://www.riosol.com.br/

BOCA: Apesar de nunca ter bebido da água do belo Rio São Francisco, em boca este vinho evoca-nos uma nítida impressão de sabor e cheiro de rio, ribeirinho, ribeirão; num remanso lado a lado com encostas de barro e terra úmida.

PÓS-BOCA: Percebe-se frutados levemente adocicado, porém, rápidos... eqüidistantes à duração de um mero segundo.

IMPRESSÃO ATLAN VITIS: a primeira idéia ou “coisa” a ser desenvolvida como uma idéia do que seja uma impressão para este vinho é o forte desejo de vê-lo melhorar. Desejos de poder vislumbrar um vinho do nordeste brasileiro e sua vinícola produtora a atingir um grau de satisfação que nos arranque suspiros de júbilo.
Contudo, numa esfera de avaliação imparcial, temos um vinho com certo vigor nos aromas. E lado a lado com estes aromas temos, em boca, uma transfiguração desta força pacífica dos aromas, levando-nos a um passeio em um cânion desconhecido no mundo dos vinhos. Pena que num átimo este passeio não passe de um devaneio onírico. Força para que em breve venhamos a degustar outros “Rio Sol” com uma impressão mais duradoura.


Na abertura do sitio da RIO SOL há um pequeno trecho/texto que resume bem a impressão do Atlan Vitis, caiu como luva: "Na numerologia o oito representa o Logos, poder criativo e regeneração."

Em tempo: já experimentei outros da Rio Sol, porém ainda não os experimentei com o olhar Atlan Vitis. De princípio registro: impressões para melhor existem a estes enigmáticos vinhos do Rio São Francisco!
PPN: 72...78

Nenhum comentário:

Postar um comentário