quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Vinho DOÑA DOMINGA – Chilean “Huaso” dance


DOÑA DOMINGA – Chilean “Huaso” dance 2008
70% Cabernet Sauvignon – 30% Carmenere Old Vines

Colchaga Valle – Chile (Viña Casa Silva S.A.)
R$ 16,90 13,5% 28.11.2009 nota: 84


INTRÓITO: neste cosmos da Enologia em “assemblage” com a viticultura e a vinicultura, será sempre uma honra podermos – ou assim que a vida nos for permitindo – desfrutar vinhos oriundos de videiras centenárias. A Viña Casa Silva, sabedora desta riqueza simbólica, oferece-nos de forma até modesta, inúmeras possibilidades. Este Doña Dominga é uma dessas possibilidades. A mais modesta? Saibamos...


COPO/COR: Rubi cristalino – claramente jovem;

AROMAS: frutado para frutas silvestres vermelhas;

INTERMEZZO: aconselho a visitarem o blog sitio http://www.qvinho.com.br/ e garimparem o ótimo post Qvinho On The Road 2009 – Casa Silva;

BOCA: frutados exuberantes – será que exagerei?

PÓS-BOCA: Taninos presentes sem serem agressivos nem tampouco mui distantes; um vinho correto e honesto para o dia a dia. Porém, um vinho de matrizes centenárias que proporciona um final agradável na boca.

IMPRESSÃO ATLAN VITIS: Temos com este Doña Dominga um vinho honesto e correto e com uma relação de custo beneficio muito salutar – ao nosso bolso e à nossa saúde.


Contudo, vale aqui a ressalva de sabermos que na linha da Casa Silva os vinhos galgados acima deste desbanca tranquilamente este belo corte de Cabernet Sauvignon com Carmenere, como pude constatar em rápida pesquisa via internet e nãoa in loco.


Será que este Doña Dominga em comparação com os outros da centenária Viña Casa Silva há de emparedá-lo como um simples aperitivo ou um mero limpa garganta?


Para o Atlan Vitis fica uma certeza e um caminho apontado após degustação: que o embalo – por enquanto desconhecido - deste Chilean “Huaso” dance vinho Doña Dominga seja apenas o alongamento aquecimento para uma boa seqüência com futuros outros bons vinhos desta respeitada Casa Viña Chilena. E a esta minha afirmação reitero: consultem o excelente postagem em Qvinhos http://www.qvinho.com.br/vinhos/chile/qvotr2009-vina-casa-silva/

EM TEMPO: dizem que a primeira impressão é a que fica. Digo-vos: este rótulo da Doña Dominga é simples e alegre com esta feliz referência à dança “Huaso”. Conquista pelo olho, gerando confiança ao desbravar da primeira impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário