quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

VINHO NA SEXTA-FEIRA TREZE!


VINHOS A ABRIR UMA NOVA PERCEPÇÃO! Parte 1;


CLUB DES SOMMELIERS DÃO D.O.C 2005 PORTUGAL CASTAS AFROCHEIRO, TINTA RORIZ E TOURIGA NACIONAL PRODUZIDO E ENGARRAFADO POR: CAVIPOR – VINHOS DE PORTUGAL PENAFIEL


Data: 13/11/2009 uma sexta-feira treze 12,5% R$ 19,90 (Supermercado)

Enófilo neófito confesso (ou aqui e agora confidenciado), este vinho lusitano inaugura-me, perceptivelmente, uma magia que até então eu não julgava conhecer, apesar de desconfiar. Vinhos que surpreendem e dão um susto ultra agradável. Vinhos capazes de nos presentear, enigmaticamente, sensações e júbilos ante o labor e o estudo da enogastronomia e da degustação propriamente dita.
E foi guiado por uma intuição que me leva a este bem querer milenar das degustações de vinhos, que resolvi sentir os aromas advindos do gargalo da garrafa. Sim! Com o vinho a descansar na garrafa durante um jantar da sexta-feira 13 de novembro, qual não foi a minha surpresa ao “fungar” a garrafa.
Surpresa esta ao deparar com aromas ricamente frutados, porém, não os frutados que vinho após vinho sempre sentira. Eram frutados outros. Exclusivos? Não sei. Creio que ainda hei de amadurecer muito para ser e ter um nariz tipo R.P.; em resumo: posso dizer que eram e talvez, graças à alma de minha memória, ainda o são aromas frutados levemente doces, contudo extremamente agradáveis.
No copo, lágrimas a perfazer linhas lentas para um vermelho nitidamente já denotando guarda; numa busca de inspiração para uma precisão da matiz luminosa cognominada em cor para este vinho, arriscaria misturar este vermelho meio rubi com aquela cor de tijolo de há muito castigada de sol. Talvez um âmbar a fazer um sutil degrade do olho até o anel do vinho na taça.
Minha nota não condiz com o meu devaneio poético para esta degustação ao Atlan Vitis. Mas, quem sabe alguém possa compartilhar de inéditas sensações, como assim o fiz com este “espanta males” num dia de sexta-feira 13?!

Assim, segue minha nota, sem espanto: 90 + 3 pontos extras = 93.


Em tempo: o que é uma sexta-feira 13 caso tenhamos, ou não, circunstâncias boas ou ruins em nossas vidas? Difere em quê de outras datas?


Felizes os que tomaram um excelente vinho,

sem nenhuma circunstância negativa neste 13/11/2009!!!

Detalhe 1: Minha esposa jamais pede outra taça ou repete a prova de um vinho com tanto entusiasmo como foi com este. Para ela vinho é vinho. Mas para mim, desta feita, ao sempre observar e admirá-la com amor, este vinho do Dão a conquistou. Assim, dou-lhe pontos extras.
PPN: 88...93

Nenhum comentário:

Postar um comentário