segunda-feira, 15 de março de 2010

VINHO BRANCO ARGENTO RESERVA 2006


VINHO Argentino BRANCO ARGENTO RESERVA 2006

Vinho Argento Reserva – Chardonnay – Vintage 2006 - Mendonza / Argentina
13,5% teor alcoólico - R$ 18,99 R$ - Data: 26.02.2010


Mirante da Barreira do Inferno/Grande Natal

INTRÓITO: Após desbravar intermitentemente vinhos brancos neste verão, algumas idéias - querendo firmar-se como conceitos - naturalmente surgiram e hão de surgir. Estou desconfiado positivamente de que vinhos brancos postos em reserva ou disponibilizados como reserva no mercado tornam-se fabulosas surpresas. Ou seja: quase que estou a criar um conceito para vinhos brancos, e este conceito seria uma constatação de que estes vinhos quando são reservas ofertam maiores gamas nas características a serem avaliadas quando realizamos a degustação. Os reservas são melhores. Não. Mas podem ser. É prudente inúmeras outras provas e uma avaliação global mais profunda para bater o martelo na criação de um conceito para a enocultura. Por isso que, titubeante, escrevi: “quase que estou a criar um conceito...” No entanto, não titubeante, relato sobre este bravíssimo Argento, um vinho Argentino branco com uma explosão nos aromas e em boca.

COPO/COR: Amarelo esverdeado com lágrimas lentas a perfazer o entorno interno da taça;

AROMAS: Estupendo e agradável perfume. Notas de flores e algumas frutas cítricas – lembrança agridoce e de maça verde;

INTERMEZZO: Vinho maturado por seis meses em barricas novas de carvalho francês;

BOCA: Delicia; de encher a boca... luxurioso?

PÓS-BOCA: rico gosto final; ajuda na percepção dos aromas. Parece que fixa os aromas na boca;

IMPRESSÃO ATLAN VITIS: excelente custo benefício com a certeza de que agüenta mais tempo em garrafa, talvez não mais do que até 2012;

Em tempo: era a última garrafa disponível na loja. Será que devo tê-la em repeteco numa futura compra ou deverei dar vazão às minhas pesquisas com brancos reservas que “quase” viram conceitos?


PPN: 80...88

Nenhum comentário:

Postar um comentário